quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Desvendando Marfa - Brooke Schwab fala de como juntou 13 desconhecidas para revelar em cliques a cidade texana (Flora Paul)


As integrantes do coletivo nas redondezas da cidadezinha texana

Junte 13 mulheres que mal se conhecem, 13 máquinas fotográficas, US$ 700 e um destino improvável. Essa é a história do coletivo MarfaTrip, que resultou em 10 mil cliques fotográficos e um website cheio de imagens incríveis de uma cidadezinha no interior do Texas com uma população de apenas 2 mil pessoas, a pequena Marfa.

A fotógrafa texana Brooke Schwab descobriu a cidade há quase uma década. “É um lugar que me inspira artisticamente e espiritualmente”, contou ao site da Tpm, por e-mail. Depois de ter a ideia de juntar um grupo de fotógrafas para uma expedição, decidiu que Marfa seria o cenário da aventura. Capitaneou as escolhidas através de amigas – algumas até mesmo on-line – e para lá foram, no começo de junho.

Conversamos com Brooke sobre como foi viajar em um grupo praticamente desconhecido, o dilema entre fotografia digital e analógica e qual é a próxima cidadela que o coletivo pretende explorar.

Como o coletivo se formou?
Decidi que queria juntar um grupo de mulheres de todo o país para fotografar juntas. Então eu e uma amiga fotógrafa começamos a escolher meninas para formamos esse grupo e fazer uma viagem, foi ai que surgiu a ideia da viagem a Marfa. Algumas meninas se conheciam, mas algumas não. E então abraçamos a ideia, escolhemos um bom cenário e fomos nos conhecer durante uma semana por lá.



E por que vocês escolheram viajar para Marfa?
Esta é uma pergunta popular! Quando me perguntam por que ir para Marfa, eu respondo: e por que não? Eu sou do Texas, viajo para Marfa já faz uns sete anos. É um lugar que me inspira artisticamente e espiritualmente. Todas esses anos em que visitava a cidade, pensava que era um ótimo lugar para se fazer um retiro. Eu simplesmente sabia que seria um lugar maravilhoso para isso.



Como foi quando chegaram lá?
Quando chegamos lá, foi uma sensação realmente revigorante, só em pensar que não precisávamos fazer nada do nosso dia a dia, podíamos relaxar, andar por ali, passear de bicicleta. Ficar longe de uma cidade grande e passar um tempo em uma cidadezinha faz com que você diminua o ritmo e reflita bastante.

Você se lembra de alguma história memorável durante a viagem?
Como juntamos mulheres de vários Estados, nos encontramos de avião. Mas tiramos um dia para dirigir pelas redondezas, queríamos conhecer mais da região e, quem sabe, encontrar alguma cidade fantasma! Enquanto dirigíamos pelas estradas desertas, encontramos um monte de coisas que as pessoas jogaram fora por ali, no meio do nada. Foi um ótimo dia, nos sentimos muito livres. E também tivemos muitas frases memoráveis, claro.

Como foi viajar em 13 mulheres?
Você se surpreenderia com o quão bem nos demos. Normalmente só de pensar em 13 mulheres se arrumando juntas para sair para um jantar parece uma missão impossível. Mas não foi. Somos todas muito tranquilas. E nos arrumávamos em 15 minutos! Então foi bem fácil.

Porque o coletivo não tem fotógrafas amadoras?
O coletivo só tem fotógrafas profissionais porque queríamos que a formação do grupo servisse para encorajar cada uma de nós a se aventurar mais em nossa profissão. Porque todas nós temos nossos próprios estúdios e geralmente fotografamos apenas retratos e casamentos.

Quantas fotos vocês tiraram?
Acho que em torno de 10 mil. Mas eu não contei uma por uma!

Quanto custou a viagem?
Pensando por cima, sem incluir comidinhas e as passagens de avião, custou uns US$ 700.



O grupo discutiu sobre fotografar em filme ou digital?
O que você acha dessa discussão, ela ainda importa?

Amamos tanto filme como digital e por isso nem pensamos muito sobre qual é melhor ou qualquer coisa a respeito. Acabamos fotografando mais em digital mesmo, mas adoramos fotografar em filme.

Qual você acha que é a importância da fotografia?
Acho que a grande importância da fotografia não é, por exemplo, sobre criar algo grandioso. É sobre criar. E criar algo que fale algo, que passe uma mensagem.

Quais são os próximos projetos do coletivo? Novas viagens? Talvez lançar um livro?
Nós queremos conseguir colocar todas as nossas fotos on-line, criar uma grande galeria. É o que estamos fazendo atualmente. Nunca pensei seriamente em lançar um livro com nossas fotos, mas é uma ideia interessante. Nossa próxima expedição já está marcada: vamos para Bend, uma cidade no Estado do Oregon, em outubro. E seria muito legal ir para a Costa Rica!














Texto por Flora Paul
Fotos Reprodução MarfaTrip

Nenhum comentário: